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Brazilian Journal in Health Promotion
Fortaleza University
ISSN: 1806-1222
EISSN: 1806-1222
Vol. 27, No. 4, 2014, pp. 439-444
Bioline Code: bh14116
Full paper language: English
Document type: Research Article
Document available free of charge

Brazilian Journal in Health Promotion, Vol. 27, No. 4, 2014, pp. 439-444

 pt Desempenho psicomotor de crianças pré-escolares
Borges, Arleciane Emilia de Azevêdo; Mendes, Luciana Moura & Clementino, Adriana Carla Costa Ribeiro

Resumo

Objetivo: Avaliar o desempenho psicomotor em crianças pré-escolares com 5 anos de idade mediante a utilização de uma escala validada. Métodos: Estudo prospectivo e observacional, de abordagem dedutiva com procedimento descritivo e estatístico, o qual realizou avaliação psicomotora em 30 crianças matriculadas em um Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) de João Pessoa-PB, em 2011, utilizando-se uma escala de desenvolvimento validada e adaptada. Os dados foram analisados utilizando-se o software SPSS 16.0. Resultados: Notou-se nas áreas de aquisição que os avaliados atingiram 21 (89,4%) dos 24 pontos da motricidade, 10 (84,7%) dos 12 pontos da maturação socioemocional, 16 (75,3%) dos 21 pontos da visomotricidade, e 11 (71,3%) dos 15 pontos da audição-linguagem falada, caracterizando a área mais comprometida da psicomotricidade. Conclusão:Os achados do estudo demonstraram déficits em todas as perspectivas psicomotoras avaliadas, indicando desempenho psicomotor não satisfatório com a idade cronológica, com ênfase nas dificuldades de aquisição da audição-linguagem falada, nos exercícios de lateralização definida e na realização de atividades de socialização.

Palavras-chave
Atividade Motora; Avaliação em Saúde; Desenvolvimento Infantil

 
 en PSYCHOMOTOR PERFORMANCE OF PRESCHOOL CHILDREN
Borges, Arleciane Emilia de Azevêdo; Mendes, Luciana Moura & Clementino, Adriana Carla Costa Ribeiro

Abstract

Objective: This study aims to evaluate the psychomotor performance of 5 years old preschool children using a validated scale. Methods: Prospective and observational study that used a deductive approach with descriptive and statistical procedures, which performed a psychomotor evaluation in 30 children who are enrolled in a Reference Center for Early Childhood Education (CREI) in João Pessoa - PB in 2011 using an adapted and validated development scale. Data were analyzed using SPSS 16.0 software. Results: It has been observed in the acquisition areas that the evaluated children have reached 21 (89.4%) in a score of 24 for motor skills, 10 (84.7%) in a score of 12 for socio-emotional development, 16 (75.3%) in a score of 21 for visual-motor skills and 11 (71.3%) in a score of 15 for hearing and speaking skills, featuring the most affected area of psychomotor development. Conclusion: This study have shown deficits in all evaluated psychomotor perspectives, indicating an unsatisfactory psychomotor development regarding the age, highlighting the difficulties in the acquisition of hearing and speaking skills, in the defined lateralization exercises and in the performance of socialization activities.

Keywords
Motor Activity; Health Evaluation; Child Development

 
 es Desempeño psicomotor de niños preescolares
Borges, Arleciane Emilia de Azevêdo; Mendes, Luciana Moura & Clementino, Adriana Carla Costa Ribeiro

Resumen

Objetivo: Evaluar el desempeño psicomotor de niños preescolares de 5 años de edad a través de la utilización de una escala validada. Métodos: Estudio prospectivo y observacional de abordaje deductiva con procedimiento descriptivo y estadístico a través de una evaluación psicomotora de 30 niños matriculados en un Centro de Referencia en Educación Infantil (CREI) de João Pessoa-PB, en 2011, utilizando una escala de desarrollo validada y adaptada. Los datos fueron analizados utilizando el Software SPSS 16.0. Resultados: Se notó en las áreas de adquisición que los evaluados alcanzaron 21 (89,4%) puntos de los 24 de la motricidad, 10 (84,7%) de los 12 puntos de la maduración socioemocional, 16 (75,3%) de los 21 puntos de la visomotricidad y 11 (71,3%) de los 15 puntos de la audición-lenguaje hablada, caracterizando la área más perjudicada de la psicomotricidad. Conclusión:Los hallazgos del estudio demuestran déficits en todas las perspectivas psicomotoras evaluadas lo que indica un desempeño psicomotor no satisfactorio con la edad cronológica con énfasis para las dificultades de adquisición de la audiciónlenguaje hablada, los ejercicios de lateralización definida y la realización de las actividades de socialización.

Palabras-clave
Actividad Motora; Evaluación en Salud; Desarrollo Infantil

 
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