|
INSTRUÇÕES AOS AUTORES
Objetivo
A revista Caderno de Pesquisa Série Biologia é uma publicação semestral do Departamento de Biologia da Universidade de Santa Cruz do Sul, que tem como objetivo principal divulgar e difundir o conhecimento científico inédito nas distintas áreas da biologia. Além de trabalhos científicos, publica também artigos de revisão.
Critérios para a seleção de trabalhos
O manuscrito deve destinar-se exclusivamente ao Caderno de Pesquisa Série Biologia, sendo vedada a sua apresentação simultânea a outro periódico. Este será encaminhado para apreciação de dois membros do Conselho Editorial, que emitem pareceres sobre o artigo. O parecer é então julgado pelo autor que decide pela sua aceitação, o que pode levar à reformulação do original, ou pela sua rejeição, sendo que, neste caso, deve-se apresentar justificativa. A publicação dos manuscritos dependerá da observância das normas da revista e de sua aprovação pela Conselho Editorial.
Instruções para o preparo do manuscrito - Os originais devem ser submetidos em três vias, em português, inglês ouespanhol, juntamente com cópia em disquete, e encaminhados ao Editor: Universidade de Santa Cruz do Sul, Caixa Postal 236, CEP. 96815-010- Santa Cruz do Sul, RS, Brasil (E-mail: jair.br). No caso de envio por e-mail, os trabalhos deverão ser elaborados em redator compatível com o software Microsoft Word 97 (ou versão superior) para Windows, o mesmo valendo para a cópia constante em disquete.
- Os trabalhos completos e definitivos, devem ser impressos em espaço 2, papeltamanho A4, margens de 3 cm.
- Todas as folhas devem ser numeradas na margem superior direita com numeraçãocorrida.
- A primeira página, além do início do texto, na ordem abaixo, deverá conter o títulodo trabalho, em letras maiúsculas, centradas, o(s) nome(s) do(s) autor(es), com as iniciais maiúsculas e demais minúsculas, deslocado(s) para a direita. O endereço completo deve ser incluído como nota de rodapé, indicada por número.
Os artigos, quando for aplicável, deverão conter os seguintes tópicos, semprecentrados, em letras maiúsculas, e incluídos pela ordem: RESUMO (em um único parágrafo, seguido de até 5 (cinco) palavras-chave. Aqueles em língua portuguesa devem possuir um abstract escrito em inglês, e os em língua estrangeira, obrigatoriamente, um resumo em português); ABSTRACT (escrito em inglês, em um único parágrafo. Deverá começar com o título do trabalho nesse idioma e conter, no máximo, 250 palavras. No final deverão constar até 5 (cinco) palavras-chave, sob a denominação Keywords); INTRODUÇÃO; MATERIAL E MÉTODOS; RESULTADOS e/ou DISCUSSÃO; CONCLUSÕES; AGRADECIMENTOS e REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. No caso de artigo de revisão, deve constar apenas TÍTULO, TEXTO e REFERÊNCIAS. - Os subcapítulos devem ser alinhados no parágrafo, em negrito com a primeiraletra maiúscula e demais minúsculas.
- Nomes científicos, gênero e espécie, deverão ser escritos em itálico. Os taxonssupragenéricos deverão ser escritos em maiúscula, bem como todos os níveis acima da família. Os nomes dos autores que seguem os nomes científicos devem ser escritos com as inicias maiúsculas e demais minúsculas.
- Citação do material do herbário: seqüência de dados para as citações do materialde herbário deve ser: País, estado ou equivalente. Município ou equivalente, demais dados de localização na ordem decrescente, nome do coletor e número pessoal de coleta, data da coleta, nome do determinador (se houver) e sigla do herbário (de acordo com o Index Herbarioum) e número de espécie, entre parênteses. A falta de qualquer desses dados indicará sua inexistência.
- Exemplo: BRASIL. Rio Grande do Sul: Torres (Rochas da Praia do Meio), T.C. Buselato 24,21.IX.1977.(HAS 6009).
- As referências bibliográficas deverão estar dispostas em ordem alfabética ecronológica, dentro das normas da ABNT, obedecendo a seguinte ordem de elementos:
a) Livros:
Um autor ESTEVES, F. A. Fundamentos de Limnologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência Ltda. 1998. 602 p.
Dois autores LUDWIG, J. A.; REYNOLDS, J. F. Statistical Ecology. New York: John Wiley & Sons Inc. 1988. 337 p.
Três autores BEGON, M.; HARPER, J. L.; TOWNSEND, C. R. Ecology. Individuals, Populations and Communities. 3. ed. Oxford: Blackwell Science Ltd. 1996. 1068 p.
Quatro ou mais autores ALVEAL, K. et al. Manual de Métodos Ficológicos. Universidad de Concepción, Chile: Editora Anibal Pinto S. A. 1995. 863 p.
b) Referência legislativa:
SANTA CRUZ DO SUL. Lei Orgânica do Município de Santa Cruz do Sul promulgada em 3 de abril de 1990. Santa Cruz do Sul, 1990, 34 p.
c) Parte de publicações avulsas
Capítulos de livro
LOBO, E. A.; CALLEGARO, V. L. Avaliação da qualidade de águas doces continentais com base em algas diatomáceas epilíticas: Enfoque metodológico. In: TUCCI, C. E. M.; MARQUES, D. M. (Org.) Avaliação e Controle da Drenagem Urbana. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2000. p. 277- 300.
Trabalhos apresentados em congresso
NIEMEYER, J. C.; HERMANY, G.; LOBO, E. A. Aplicação de um sistema de sapróbios para a avaliação da qualidade da água dos arroios Sampaio, Grande e Bonito, Município de Mato Leitão, RS, Brasil, utilizando diatomáceas epilíticas. In: VI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2000, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2000. CD-ROM.
d) Artigos de publicações periódicas
KOBAYASI, H.; MAYAMA, S. Evaluation of river water quality by diatoms.The Korean Journal of Phycology, 30, p. 188-196, 1982.
e) Dissertações, tese, etc.
SALOMONI, S. E. Aspectos da limnologia e poluição das lagoas costeiras Marcelino, Peixoto e Pinguela (Osório, RS, Brasil): Uma abordagem baseada no fitoplâncton. 1997. 141 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ecologia – Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 1997.
- Para citação de literatura no texto, usar o sistema autor-data, sendo esta última,ou ambos, entre parênteses, com inicial maiúscula e demais caracteres minúsculos; quando dois autores, ligar os sobrenomes por “e”; quando mais de dois autores, mencionar o sobrenome do primeiro, seguido da expressão et al. Para trabalhos publicados no mesmo ano, por um autor ou a mesma combinação de autores, ou mais de dois autores (em que o primeiro é sempre o mesmo, independente dos nomes dos outros autores), usar letras após o ano de publicação.
- As ilustrações e tabelas devem ser numeradas em arábico, consecutivamente,na ordem em que aparecem no texto. As palavras Tabela e Figura devem aparecer por extenso, com apenas a primeira letra maiúscula, seguidas do respectivo número em algarismos arábicos. Para todas as referências às ilustrações e tabelas no texto, deve-se empregar, respectivamente, as abreviaturas Fig. e Tab. As legendas devem ser apresentadas em folha à parte.
- Os desenhos, gráficos, fotografias e mapas devem ser feitos de maneira quepermitam a redução para o máximo de 16 cm x 11cm.
- O conteúdo e correção gramatical dos originais é de inteira responsabilidadedos autores.
Jair Putzke Editor
* Revisores deste número
|